Design

Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Meu Cantinho

Seja Bem Vindo ao Meu cantinho... de idéias, dicas e algo a mais.

5 de agosto de 2010

Iluminação po LED.

MODERNIDADE E ANTIGÜIDADE NAS FACHADAS DO QUARTEIRÃO CULTURAL DA RUA DO LAVRADIO.


Sistema de iluminação em LED valoriza a beleza da arquitetura dos casarões do séc. XIX sem prejudicar o meio ambiente. O trecho entre as ruas Visconde do Rio Branco e a Rua do Senado são os primeiros do Rio que utilizam essa iluminação em fachadas.

A iluminação por LED´s geralmente é usada em substituição às lâmpadas de sinalização ou em painéis de instrumentos e aparelhos eletrônicos. Sua utilização decorativa ainda não é largamente usada e, em fachadas seu uso é ainda mais raro. Esta novidade está instalada no Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio em seis sobrados do séc. XIX, num projeto de Ricardo Lopes, professor do curso de Iluminação da Faculdade Estácio de Sá.

LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz. Essa tecnologia foi inventada em 1962 apenas na cor vermelha e com baixa luminosidade. Sua utilidade era restrita aos indicadores de rádios, televisores e outros equipamentos, aquela famosa luzinha do ?stand by?. Somente no início dos anos 90 as cores vermelho, azul e verde (RGB ? Red, Green e Blue) se tornaram viáveis de serem obtidas. Com as novas possibilidades de cores criou-se o LED branco, o que garantiu a cobertura de todo o espectro de cores.
O LED é um componente eletrônico semicondutor com a mesma tecnologia utilizada nos chip´s de computador. Diferente da tecnologia encontrada nas lâmpadas convencionais que podem utilizar calor, filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, o LED é uma tecnologia econômica, ?limpa? e ecológica.
A vida útil do LED é estimada em 100 mil horas, enquanto uma lâmpada incandescente dura mil horas. Sua baixa voltagem não representa perigo de choque elétrico. Ela não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause danos à natureza. Não emite radiação ultravioleta e nem infravermelho que, em excesso, são prejudiciais a saúde e ao meio-ambiente.


Eficiência energética faz do LED a luz do futuro blue .

Hoje é possível iluminar aquário com led. O tipo de led varia, por exemplo:


Pode usar leds comuns que seriam 5mm, superflux(piranha) ou oval. Porém o flux luminoso é baixo e tem que colocar bastante leds

2) Power leds. Esse led é forte. Tem de 1W, 2.5W, 3W, 5W etc. Só que tem que resolver o calor que o led gera. E aí fica difícil para as pessoas normais.

3) Middle power leds. Esse led é de 0,3W ou 0,5W. Possuem boa luminosidade e quase não tem problema com calor (dissipação) pois gera menos calor no led. Atualmente, seria melhor opção para tudo mundo!

A temperatura de cor seria bom 6000K que é luz do dia. Mas varia dependendo da situação ou necessidade do aquário.

Para as plantas, realmente precisa duas cores esseciais: Vermelho e Azul.

Porém, nem todos os leds, mesmo que sejam vermelho e azul, não possuem o compromento de onda que é absovido bem pelas plantas.

Tem que ser leds específico chamado "Led de crescimento".
Além disso, precisamos pensar a saúde de peixes de vivem no aquário. Quase todos os seres da terra precisam luz pois a luz que dá vida. Sem luz ficaremos vulnerável às doenças. Se falar mais especificamente, a luz de cada momento do dia é necessária. Luz da manhã, do dia e da tarde.

Cientistas dizem que se o ser humano não recebe a determinda de luz, ficari doente fácilmente pois o cérebro não produz substância química que combate a doênça.

Isso seria igual para os peixes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário