Design

Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Meu Cantinho

Seja Bem Vindo ao Meu cantinho... de idéias, dicas e algo a mais.

25 de agosto de 2010

O estilo provençal voltou à moda. O desejo de resgatar um clima romântico, o estilo descontraído e simples da vida rural veio de encontro à vida agitada dos grandes centros. As pessoas estão buscando para as suas residências a mesma suavidade que Maria Antonieta desejou para a sua Petit Hameau – Pequena Vila, construída nos jardins de Versailles. E mesmo sendo tão simples, o estilo provençal mantém a sofisticação que algumas pessoas exigem para os seus ambientes.

Aposte nas combinações de cores suaves, como azul, bege e lavanda, e nos móveis brancos e de formas arredondadas para levar a atmosfera do sul da França para dentro da sua casa


Para os mais adeptos ao estilo romântico, a opção pode ser pelo banheiro em estilo provençal, com mobiliário e acabamentos de tonalidades claras, em estilo nude como o branco, bege e rosa antigo. Complementa o visual usar cortinas e puxadores envelhecidos e a opção para revestimento pode ser com cerâmica em estilo português, aplicado em detalhes, por exemplo na bancada.




Estampas Provençais.
“A mais típica é o Toile de Jouy, que retrata cenas cotidianas em uma só cor sobre fundo cru. As flores também são bastante comuns”, explica Daniella, que sugere usar tecidos com esses desenhos em almofadas ou papel de parede e combiná-los com elementos listrados.


o estilo provençal (conhecido também como french country style), não é feminino em si. É uma mistura dos móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Na verdade o estilo provençal nos remete à vida rural dos franceses do sul da França com suas casas de campo em meio aos vinhedos e aos campos de lavanda. Vejo paredes desgastadas ou de pedra, móveis mais pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e detalhes em toile de jouy. Taças de cristal ou até mesmo vidro bem rústicas e pesadas e ainda mobiliário de ferro no jardim. Ao contrário do que vemos muitas vezes em revistas de decoração infantil ou outras, o branco não é a cor que predomina nas verdadeiras casas da Provence! Além dos tons suaves, o francês usa todo o espectro de cores na decoração, principalmente o amarelo ouro ou envelhecido, vermelhos, azul cobalto, verdes, ferrugem e tons de madeira crua ou mais escura até, muitas vezes. É um estilo mais rústico, comparado ao cottage, mas não menos charmoso!




.

Valeu a todos, aí vai mais uma dica bem interessante de decoração. Até a próxima.

Um comentário:

  1. adooooorei, estava justamente procurando moveis estilo provençal, vc teria alguns fornecedores para me indicar? que mudar o quarto da minha filha.Obrigada.

    ResponderExcluir